segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Érika sem time para 2012, nega ser a musa da Seleção Brasileira

Após fazer dois gols decisivos na final contra a Dinamarca, ela pouco quis comentar sobre a condição de musa da Seleção Brasileira. Ficou sem-graça ao ser questionada sobre o assunto e rechaçou a ideia: "não tem isso de musa não, o pessoal 'viaja'. Deixa isso para a Maurine. Para mim isso não tem interferência nenhuma", disse ela, lembrando da lateral Maurine, que se destacou nos Jogos Pan-Americanos de 2011, mas não disputou o Torneio Cidade de São Paulo.
Ao comentar sobre seu futuro, Érika foi mais contundente. Jogadora do Santos em 2011, ela disse que pretende sair do País durante o ano que vem, mas admitiu que não tem nada definido. Há especulações de que ela pode ir para a Europa. "A gente ainda tem que ver. Eu quero permanecer no Brasil, mas meu contrato com o Santos acaba agora, no dia 31 de dezembro. Não sei o que vai acontecer", contou ela.
Érika admitiu que financeiramente precisa ir para o futebol europeu, mas explicou o que a faz ficar no Brasil: "a gente precisa fazer nosso pé de meia e ir para a Europa, mas isso prejudica a Seleção. Porque a gente precisa de todas jogadoras em todas convocações. Agora é capaz de irem umas dez para a Europa, mas elas vão fazer falta aqui", comentou, lembrando que normalmente apenas jogadoras que atuam no País são liberadas para amistosos.
Em 2012, o Brasil pretende fazer nove partidas amistosas, sendo que, pelo menos, dois já estão confirmados - contra Japão e Estados Unidos. A zagueira e capitã Aline Pellegrino reforçou o discurso de Érika: "é complicado, porque, com a evolução do futebol feminino, temos muitas jogadoras no exterior. Então teremos dificuldades, mas o grupo está experiente e todo mundo sabe como tem que estar na Olimpíada", declarou.
Esta foi a segunda vez que a Seleção feminina conquistou o Torneio Cidade de São Paulo. A primeira foi em 2009 e, em 2010, o time perdeu para o Canadá. Agora a equipe feminina fechou a temporada e continuará a preparação para a Olimpíada em 2012, quando enfrentará pelo menos Japão e Estados Unidos em amistosos no início do ano que vem.
A Seleção Brasileira tem situações curiosas com suas jogadoras, como a experiente volante Formiga. Tida como fundamental para a equipe, ela está sem clube para jogar no momento. Depois que seu ex-clube, o Gold Pride-EUA, encerrou suas atividades ela ainda não conseguiu um novo contrato. Érika não corre o risco de passar por isso, mas tem mostrado que até quem se destaca fica sem garantias no futebol feminino.

Érika se destacou em todos jogos e ainda fez dois gols na decisão do Torneio Cidade de São Paulo. Foto: Mowa/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário